Regras

- As regras do jogo. 

Regra 1

Article R632-10 En savoir plus sur cet article... 

Criado segundo o Décret n°2013-756 du 19 août 2013 - art.


Os candidatos não se podem apresentar ao ECN mais que duas vezes (article R. 632-4 et article R. 632-9) : 
a) A primeira vez, no ano universitário em que terminam os seus estudos de Medicina - em Portugal no 6° ano do curso ; 
b) A segunda vez, no ano universitário seguinte, única e exclusivamente se: 
1° O interno que deseja repetir o exame assumiu e desempenhou as suas funções como interno na especialidade em que foi colocado no ano precedente; 
Para se inscrever uma segunda vez no ECN, o interno deve dar conhecimento, por escrito, antes do final do primeiro semestre das suas funções de interno, à sua unidade de formação e pesquisa (UFR) e ao  centro hospitalar a que pertence, da sua intenção de renunciar à especialidade assumida. 

No caso da segunda e ultima escolha de especialidade, os estágios efectuados no decorrer da primeira especialidade podem ser considerados validos na nova especialidade escolhida, segundo modalidades fixadas pelos conselhos da UFR em questão. 
Em qualquer caso, os resultados obtidos na segunda tentativa substituem os obtidos na primeira. 
 


Regra 2

Article R632-1; criado pelo Décret n°2013-756 du 19 août 2013 - art.
Podem aceder ao 3° ciclo dos estudos em Medicina:
1° Os estudantes que tenham realizado os seus estudos em França ;
2° Os estudantes dos Estados membros da União Europeia, com uma formação médica de base mencionada no artigo 24 da directiva 2005/36/CE do Parlamento Europeu, de 7 de Setembro de 2005 relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais. 


Regra 3

Article R632-3 ; Décret n°2013-756 du 19 août 2013 - art.

O terceiro ciclo dos estudos médicos esta organizado por regiões geográficas denominadas "interrégions" que incluem pelo menos 3 centros hospitalares universitários (CHU). 
Significa isto que o interno tera que fazer a especialidade numa região, e que ao longo da especialidade andara nos vários hospitais pertencentes a essa mesma região.

Exemplo: O internato na região de Champagne Ardennes possui o epicentro em Reims mas o interno poderá fazer estágios em num raio de 250km, em cidades como Troyes, Châlons-en-Champagne, Charleville-Mézières, ou Saint-Dizier. 

A região de Paris corresponde a Île-de-France. Os territórios franceses fora da Europa fazem também parte das escolhas, incluindo Guadalupe e Martinica na América Central, Guiana francesa na América do Sul, e Ilha da Reunião no Indico e Nova Caledonia perto da Austrália.